PACAEMBU

identidade-sp-bairro-pacaembu-centro

Pacaembu

O logotipo

Nada mais justo que representar o bairro pela sua principal referência, o Estádio do Pacaembu, tombado por dois conselhos, o de preservação e o de defesa do patrimônio histórico, o que significa que qualquer obra, por menor que seja, deve ser aprovada por ambos os conselhos. A Paca, um tipo de roedor que antigamente era encontrado em todo o Brasil, está representada junto a data de fundação do bairro.

♦♦♦

História

A história do Pacaembu começa no século XVI, quando a sesmaria do Pacaembu  (que signfica a sexta parte, ou seja, um terreno abandonado que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores), foi doada aos jesuítas por Martim Afonso de Sousa.

Na época, os jesuítas subdividiram os terrrenos da sesmaria em Pacaembu de Cima (hoje Higienópolis), Pacaembu do Meio (o próprio Pacaembu) e Pacaembu de Baixo (hoje Perdizes). Os religiosos resolveram catequizar os índios da região e, para tal fim, se estabeleceram em várias aldeias da região. Uma delas ficava próxima a um riacho que sofria inundações frequentemente. Era o rio paã-nga-he-nb-bu, ou seja, Pacaembu, que, na língua indígena tupi, significa “atoleiro” ou “terras alagadas”.

Conforme consta no dicionário de topônimos brasileiros de origem tupi, de Luiz Caldas Tibiriçá, “Pacaembu” é oriundo da língua tupi antiga, com o significado de “córrego das pacas”.

O bairro foi fundado em 1925, sendo um dos bairros mais valorizados da capital paulista. Apresenta vários centros culturais, como a Casa Modernista da rua Itápolis, o Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol.

Em 1935, a Companhia City doou ao poder público, um terreno 75 000 metros quadrados para a construção do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. A obra foi concluída em 1938, sendo inaugurada em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da república, Getúlio Vargas. Na época, era o maior estádio da América Latina. Quatro anos mais tarde, uma parte significativa dos terrenos do bairro foi comprado, tornando-se um dos endereços preferidos da alta sociedade paulistana.

Curiosidades 

No bairro do Pacaembu, foi criado o brigadeiro, um dos quitutes mais apreciados pelos brasileiros.

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

ANUNCIANTES

Comments

comments