logo-isp-800px

UM LOGOTIPO PARA CADA BAIRRO DE SÃO PAULO

Identidade São Paulo é um projeto em andamento. Serão criados logotipos para os mais de 450 bairros de São Paulo.

Queremos criar ou fortalecer o elo entre as pessoas e seus bairros, despertando o sentimento de zelo, contribuindo para a divulgação da história, preservação de patrimônios e das tradições dos bairros paulistanos, valorizando o aspecto cultural da cidade. 

A marca Identidade São Paulo (Identidade SP) está registrada no INPI © Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução das imagens sem o consentimento do autor. Para anúncios ou parcerias, por gentileza, escreva para contato@identidadesp.com.br

Sobre o idealizador

O Identidade São Paulo (Identidade SP) é um projeto idealizado pelo designer gráfico Pedro Campos.

– – –

Pedro Campos é designer gráfico, fotógrafo e diretor de arte e pós-produção.

Autodidata, criativo e apaixonado por arte e cultura, trabalhou grande parte da vida profissional como freelancer. Com isso, manteve a sua mente e criatividade abertas para caminhos diferentes do padrão já estabelecido, possibilitando assim, ir além e realizar trabalhos ímpares para grandes agências. Em meio a criações, conteúdo e fotografia para diversos clientes, ao longo dos mais de 15 anos de profissão, Pedro sentia falta de algo autoral que fosse além da sua percepção pessoal. Ele buscava realizar um projeto que contribuísse de alguma forma para algo maior quando, em 2009, num determinado momento, teve a ideia do Identidade SP. Em 2013, em uma das arrumações corriqueiras, resgatou um caderninho antigo de anotações e achou os rabiscos do projeto.

Mostrou para a jornalista e fotógrafa Stella Curzio, sua esposa, e contou a ideia. No mesmo momento, Stella achou o projeto fantástico e começou a apoiá-lo, insistindo para que Pedro rabiscasse o primeiro logotipo, depois o segundo e, quando Pedro criou o terceiro, decidiram registrar o projeto e criar um site para oficializá-lo.

Stella é responsável por ajudá-lo no processo de pesquisa dos bairros. Ela busca referências nas mais diversas fontes, inclusive o significado dos nomes dos bairros em dicionários da língua tupi e guarani e, quando há oportunidade, visita os bairros pessoalmente para conversar com pessoas no intuito de descobrir percepções e lendas urbanas que somente moradores de longa data podem oferecer.

Pedro estuda cuidadosamente quais são os principais pontos históricos de cada região, movimentos culturais importantes, patrimônios, fatos relevantes que modificaram de certa forma a característica de cada bairro e começa a rabiscar os elementos que considera mais importantes para criar a identidade do bairro. Depois, sintetiza o contexto e vai trabalhando todos os detalhes até finalizar a criação do logotipo em definitivo.

Uma palavra que estava acostumado a ouvir vida inteira tornou-se, por alguns instantes, completamente estranha e engraçada. Foi o caso do Butantã. Que nome é esse? A partir disso pesquisei outros bairros e percebi que todo aquele material poderia servir como um briefing para a criação dos logotipos, já que sempre foi uma de minhas atividades preferidas. Poderia optar por bandeiras ou brasões, mas existem algumas diretrizes e regras para estas duas, e queria algo mais livre artisticamente para o Identidade SP, por isso fugi também do conceito de criação de marcas institucionais, que tendem a ser minimalistas. Queria mais detalhes, de certa forma, contar um pouco do bairro ou da sua história no logotipo. No fim, muitos deles são híbridos, ou seja, tem um pouco do conceito de marcas e ilustração. Assim como muitas marcas eram representadas antigamente”, conta Pedro.

Para complementar o projeto, Stella criou uma Websérie no YouTube. Cada episódio do programa é roteirizado, dirigido e apresentado por ela com o intuito de mostrar de onde surgiram as inspirações para as criações dos logotipos, o que acaba por fortalecer ainda mais o processo de identificação das pessoas com os bairros. Pedro é o responsável pela captação e edição de imagens, além da sonorização.

Pedro também criou diversos produtos para que os logotipos pudessem ser colecionados pelos apaixonados pelos seus bairros e por São Paulo, onde cada produto ganha uma aplicação exclusiva do logotipo, que é idealizada por ele de forma única. Alguns produtos ficam a disposição na loja virtual. O projeto pertence ao casal Pedro Campos e Stella Curzio e tudo é feito a 4 mãos.

Sócios também da Kakto Fotografia, aos poucos, foi sendo criada pelo casal uma rotina dentro da agenda do estúdio que trabalha fotografia, criação e comunicação.

O LOGOTIPO DO PROJETO

O logotipo do projeto é uma representação da Chave da Cidade de São Paulo; honraria simbólica entregue à personalidades ilustres ou à pessoas que realizaram coisas importantes para o progresso da cidade. Atualmente, caiu em desuso, sendo substituída pelo Título de Cidadão Paulistano, que é outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

No corpo da chave forjada de aço, há de um lado, o Brasão de São Paulo e do outro, a data de fundação da cidade. O dente da chave é uma cruz, homenageando os jesuítas e o Padre José de Anchieta.