CAMBUCI
Cambuci
O logotipo
Além da representação da fruta cambuci no logotipo, temos a figura de duas pegadas. O símbolo faz alusão a uma das mais famosas ruas da São Paulo antiga, a Rua dos Lavapés, que nos tempos das chuvas, deixava o caminho repleto de lama. Os paulistanos para poupar suas botas do barro e não sujar a igreja da vila, enfrentavam o trajeto descalços, lavavam seus pés no córrego do cambuci e terminavam o percurso até a capela.
♦♦♦
História
Antigamente, na região onde hoje é o bairro do Cambuci, eram encontradas muitas árvores de Cambuci, ou cambucizeiro, que é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica que chegou a estar em perigo de extinção – por ter sido muito explorada, devido a sua madeira ser de excelente qualidade para a fabricação de ferramentas e utensílios básicos, e pelo desmatamento em consequência do crescimento urbano da própria cidade – porém, com a descoberta do seu potencial econômico, já não corre mais esse risco.
A árvore de Cambuci era abundante na cidade de São Paulo e, provavelmente devido à isso, o bairro foi batizado de Cambuci. Apesar de já existir ocupação do local desde os primórdios da cidade, o bairro surgiu oficialmente apenas em 1906, momento em que as ruas foram criadas e os terrenos loteados, já que antes disso, o local era apenas passagem para o centro, sendo ocupado por fazendas e plantações.
Na décadas seguintes, acompanhando a industrialização do país, toda a região, serviu para a instalação de diversas fábricas, o que atraiu grande massa de trabalhadores imigrantes, especialmente italianos e sírios-libaneses, a viverem no bairro, caracterizando-o até hoje.
Curiosidades
A fruta Cambuci têm um perfume intenso, adocicado, mas de sabor ácido como o limão e é muito utilizada na fabricação da cachaça.
ANUNCIANTES