LAPA
Lapa
O logotipo
É quase impossível passar pelo bairro sem perceber o Mercado da Lapa ou a Estação Ciência, representados no logotipo, como símbolos maiores do bairro.
♦♦♦
História
Inicialmente chamado de Emboaçava – palavra de origem tupi que significa “lugar por onde se passa”, o bairro da Lapa teve a mudança de nome por obra do padre paulistano Ângelo Siqueira Ribeiro do Prado, um devoto de Nossa Senhora da Lapa (santa de devoção portuguesa), quando a região pertencia aos religiosos jesuítas que foram obrigados a realizar uma missa anual a Nossa Senhora da Lapa em troca das terras.
Fundado em 1590, o local ficou assim conhecido e lentamente foi recebendo cada vez mais moradores. A palavra Lapa significa “gruta ou caverna na encosta das montanhas, coberta por uma grande pedra”.
As pequenas propriedades rurais da região começaram a ser loteadas, atraindo principalmente imigrantes italianos, tanto que algumas ruas tem referência a Itália como a Rua Roma, Coriolano, Cipião e outras. Atualmente, a Lapa é um dos bairros mais bem servidos de infraestrutura urbana da cidade, envolta de muitas indústrias e um grande número de armazéns.
O seu comércio é famoso, destacando o Mercado da Lapa – ponto turístico e ícone especializado na comercialização de produtos alimentícios de todas as partes do Brasil – a Casa de Cultura Tendal da Lapa, o Museu do Relógio e a Estação Ciência, um centro que une ciência, tecnologia e cultura da Universidade de São Paulo, localizado em uma antiga fábrica de tecelagem reformada.
Em 1985, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, iniciou estudos para o tombamento de arquitetura industrial típica do início do século 20, garantindo a preservação do galpão onde hoje funciona a Estação Ciencia.
Com nome e logotipo criados pelo publicitário Washington Olivetto, o termo remete a viagens ao mundo do conhecimento científico, liga passado e futuro, educação e diversão e está perto de estações, tanto ferroviárias quanto de metrô.
Atualmente a Estação, encontra-se temporariamente fechada para reforma, ainda sem previsão de reabertura.