VILA ZELINA

identidade-sp-bairro-vila-zelina-zona-leste

Vila Zelina

O logotipo

Assim como no bairro, o elemento central do logotipo é a Igreja, que foi a primeira construção do local. Ao redor, a cruz lituana, compondo os famosos padrões utilizados na confecção das tramas, muito utilizadas nas vestimentas tipicas dos lituanos, feitos no tear.

♦♦♦

História

Enraizado de cultura, a Vila Zelina é conhecida como o bairro de maior concentração de descendentes do leste europeu pela sua história e tradição.

Lituanos que saíram de territórios ocupados pela Polônia migraram para o Brasil no fim da Primeira e antes do início da Segunda Guerra Mundial, fugidos da ocupação russa.

Recém chegados com outros imigrantes do leste europeu, como russos, poloneses, húngaros, búlgaros, ucranianos, croatas, checos, romenos, vikings, e tantas outras nacionalidades, organizações e grupos foram sendo formados. Não há uma data certa para oficializar a fundação do bairro mas, sabe-se que por volta de 1927, já haviam moradores pela região.

Cláudio Monteiro Soares Filho, um dos proprietários de grande parte das terras, não tinha muito tino para a venda e delegou esta função a um imigrante russo recém-chegado, Carlos Corkisko, que após ter ficado na hospedaria dos imigrantes na região do Brás e da Mooca, instalou um escritório no local e, como tinha fluência nas línguas lituana, russa e polonesa, atraiu essas nacionalidades para adquirirem espaços de terras na região que, até então, era conhecida como Baixos do Embuaba.

Zelina era o nome da filha de Cláudio Monteiro Soares Filho e Zenobia Alvarenga Monteiro Soares e, para homenageá-la batizou o bairro com o nome de sua filha.

No bairro aconchegante, pouco verticalizado e com ares de cidadezinha do interior, a Igreja de São José de Vila Zelina fundada em 1936 e construída em mutirão por imigrantes lituanos, celebra missas no idioma lituano até os dias atuais, além de comemorações e eventos lembrando a terra natal dos imigrantes. O Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo fundado em 1938 por freiras americanas de ascendência lituana especialmente para atender filhos de imigrantes lituanos do bairro; a Praça República Lituana com a réplica do Monumento da Liberdade em Kaunas, na Lituânia; o tradicional Jornal Musu Lietuva (“Nossa Lituânia”) fundado em 1948 e, um comércio típico que preserva as tradições da culinária, artesanato e variadas formas de expressão, marcam a presença dos países do leste europeu.

A contribuição dos moradores em somar esforços para que continuem carregando suas características iniciais, mantendo viva a cultura de seus antepassados é motivo de sobra para conhecer o bairro e se encantar.

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

O MELHOR DO BAIRRO

Comments

comments