MOOCA

identidade-sp-bairro-mooca-zona-leste

Mooca

O logotipo

As contribuições dos imigrantes na formação cultural e histórica do pais, fica registrada no logotipo da Mooca por meio da ilustração da hospedaria, que atualmente abriga o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
A cor escolhida é uma homenagem ao Clube Atlético Juventus, fundado por membros da colônia italiana do bairro da Mooca.
♦♦♦

História

Entre as versões sobre o significado da palavra Mooca, a que tem maior credibilidade histórica, conta que, no início da colonização, os índios viam os brancos construindo as suas casas e falavam: “moo oca” que numa tradução livre do tupi significa “Faz Casa”.

Fundada em 1556 – 56 anos após o descobrimento do Brasil pelos portugueses – a Mooca é um dos bairros mais tradicionais da cidade e tem a cara de São Paulo com uma riquíssima miscigenação.

Povoada em sua maioria por portugueses, espanhóis e negros, a Mooca ganhou outras características com a chegada dos que deram vida nova ao bairro: os italianos, vindos com “A Grande Imigração”.  O desenvolvimento do bairro veio com as primeiras fábricas de massa, cervejeiras e o Clube Paulista de Corrida de Cavalo, trazendo o Turfe ao Brasil – um dos esportes mais tradicionais do mundo de origem britânica, que promove e incentiva corridas de cavalos. A Mooca é um conhecido reduto de famílias descendentes de italianos que imortaliza as suas raízes com o famoso sotaque.

Inaugurada em 1887, a então Hospedaria dos imigrantes, foi o principal local de abrigo – ao longo dos seus 91 anos de atividade – para mais de dois milhões e meio de pessoas que chegavam ao Brasil em busca de seus sonhos.

E o seu carinhoso jargão é: “Mooca é Mooca, o resto é bairro, meu!”

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

ANUNCIANTES

Comments

comments