MOEMA

identidade-sp-bairro-moema-zona-sul

Moema

O logotipo

Entre as versões existentes sobre a origem do nome do bairro, a que homenageia a personagem homônima da obra Caramuru, foi a escolhida para representarmos o logotipo. A história conta que Moema, a índia tupinambá, morre afogada numa tentativa desesperada de alcançar seu grande amor platônico, o náufrago português Diogo Álvares, que depois de tempos vivendo em meio aos índios brasileiros, embarcou rumo a Europa, junto da sua esposa Paraguaçu, também nativa da região. As penas representadas no logotipo, fazem referencia a estes 3 personagens.

♦♦♦

História

A palavra moema é tupi e descobrimos alguns significados como mentira, calunia, falsidade. Em outro estudo, moema tem a sua origem na palavra moee, que significa “doce, adocidada. Moema foi também utilizada no poema Caramuru,– Poema Épico do Descobrimento da Bahia” de Frei José de Santa Rita Durão, para nomear um personagem, no sentido de doçura.

Os primeiros documentos da região são de grandes chácaras que passaram a receber imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880.

O bairro fundado em 1954, chamava-se Indianópolis que, por meio de um abaixo assinado dos moradores e comerciantes locais, ganhou sua “independência” e, em 1987, passou a se chamar oficialmente, Moema – nome originário de uma pequena parada de bondes.

O bairro é subdividido em “Moema Pássaros”, onde suas ruas tem nome de pássaros, como Canário, Gaivota, Pavão, Rouxinol, entre outras e, a outra metade do bairro é denominada “Moema Índios”, com ruas em nomes indigenas ou de tribos, como Maracatins, Nhambiquaras, Jandira e outras.

Atualmente, Moema é um dos bairros com maior qualidade de vida da cidade de São Paulo.

O MELHOR DO BAIRRO

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

Comments

comments