MANDAQUI

identidade-sp-bairro-mandaqui-zona-norte

Mandaqui

O logotipo

Representamos o significado do nome Mandaqui: rio dos bagres, com um bagre estilizado como elemento principal.

♦♦♦

História

Na língua tupi, o termo “Mandihy” significa “rio dos mandis” ou “rio dos bagres” (bagres são peixes de hábitos noturnos, que vivem próximos ao fundo de águas escuras e pouco profundas).

Com o passar do tempo, as pessoas passaram a se referir a área como a “Terra do Mandaqui”. De acordo com o nosso Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi, do Luiz Caldas Tibiriça, Mandaqui vem do guarani arcáico aman-aky, que significa “molhado pela chuva”, “o que está molhado pela chuva”.

Por volta de 1600, segundo registros oficiais, os nomes Manaqui e Mandahay eram citados. Há também uma lenda que, no início do século XX, um morador português que costumava se embebedar de vinho, gritava pelas ruas do bairro: “quem manda aqui é o filho do meu pai; quem manda aqui sou eu” e os vizinhos passaram a brincar que o local era do “mandaqui”.

O Mandaqui surgiu de imensas fazendas que existiam na região no século XVII onde a primeira referência é datada no ano de 1616, quando a Câmara da então Vila de São Paulo de Piratininga deu permissão ao bandeirante Amador Bueno da Ribeira (proprietário de terras e administrador colonial da Capitania de São Vicente, tornando-se personagem importante do Brasil Colonial), para construir um moinho de trigo ao lado do Ribeirão Mandaqui (“rio de mandis”), que era afluente da margem direita do Rio Grande (atual Tietê). Após a construção do moinho, no ano de 1641, um pilão de água foi instalado no local pelo Sr. Josaphat Batista Soares, um dos primeiros moradores do bairro Mandaqui.

Com a construção do moinho e do pilão, a região tornou-se propícia para a imigração de diversas etnias da Europa, principalmente os alemães, franceses e posteriormente portugueses, que foram se instalando próximos a encosta da Serra da Cantareira.

Uma das primeiras famílias de imigrantes foi a Zumkeller, de origem suíça-francesa, que se instalou onde hoje é o Conjunto dos Bancários. Eles se dedicaram a plantar videiras, produzir vinhos e criar gado leiteiro. Foi assim que, em 1928, o Sr Alfredo Zumkeller, o patriarca da família, dividiu suas propriedades com os filhos, que começaram a loteá-las.

O século XIX foi marcante para o bairro do Mandaqui, onde em 1893 o bairro recebeu o Cantareira Tramway, abrigando uma das paradas do histórico Trenzinho da Cantareira, uma linha urbana de trens na cidade de São Paulo que usava a locomotiva movida a lenha e, em 1896, houve a inauguração do Horto Florestal. Ambos acontecimentos foram muito significativos para a transformação urbana do local. O desenvolvimento teve início na década de 60, quando o bairro começou a se verticalizar.

O bairro é cercado de área verde que vai do Horto Florestal à Cantareira, e recebe visitantes de diversos bairros da capital.

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

O MELHOR DO BAIRRO

Comments

comments