LUZ

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Logotipo

O logotipo é a representação da Estação da Luz, uma das mais importantes estações de São Paulo, projetada pelo renomado arquiteto britânico de estações ferroviárias, Charles Henry Driver. Sua arquitetura e relógio chamam atenção pela sua inspiração britânica e neoclássica, imitando o Big Ben de Londres e a Abadia de Westminster, com estruturas trazidas da Inglaterra, tendo seu complexo arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, além da sua valiosa intersecção de linhas e trens de metrô.

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História

Um pântano.
Há séculos atrás o bairro da Luz era assim.

O bairro faz parte do cartão postal da cidade e é considerado um dos mais antigos do centro da cidade, um dos mais importantes de São Paulo e um dos mais populares entre os paulistanos. No Campo do Guarê ou Caminho do Guarepê, que em tupi significa: “matas em terras molhadas”, era como o local ficou conhecido, já que sofria inundações com as cheias do Rio Tietê e Tamanduatei.

No ano de 1600, foram doados duzentos lotes de terra a Antônio Camacho e, em 1601, Domingos Luís, conhecido como “carvoeiro” (mas não pelo fato dele trabalhar ou comercializar o combustível e sim, por ser nativo de uma região portuguesa com este nome), se mudou com sua esposa Ana Camacho do hoje Ipiranga, para o Campo do Guarê.

Dois anos mais tarde, Luís construiu uma pequena capela numa região de Guarê chamada Ireripiranga, em homenagem a Nossa Senhora da Luz – sua santa de devoção. Tempos depois, Luís e Ana construíram outra capela e o local ficou conhecido como Capela de Nossa Senhora da Luz do Guarepê ou do Guarê e assim, tornou-se referência geográfica para os viajantes e as pessoas passaram a chamá-lo de Luz.

Em 1860 teve início a construção da ferrovia The São Paulo Railway Company (estrada de ferro que servia exclusivamente para o transporte do café), por iniciativa e financiamento do Visconde de Mauá (renomado dentro e fora do Brasil, conhecido também como Visconde de Mauá e “Rei” do Brasil, já que foi um notório industrial na história do Brasil Imperial e intermediador de recursos financeiros para o crescimento econômico no país) e, assim, em 1867, o bairro recebeu a Estação da Luz e a área então foi valorizada.

No bairro da Luz, estão situados:

Jardim da Luz (espaço público que originalmente era um Jardim Botânico, sendo transformado em jardim público no fim do século XIX);

Estação da Luz (uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo, cuja arquitetura e relógio chamam atenção pela sua inspiração britânica e neoclássica, imitando o Big Ben e a Abadia de Westminster, com estruturas trazidas da Inglaterra, tendo seu complexo arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico em 1982, além da sua valiosa intersecção de linhas e trens de metrô);

Museu da Língua Portuguesa (instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, dedicada à valorização e difusão do nosso idioma, que é um “patrimônio imaterial”, aproximando o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro proprietário e agente modificador da língua portuguesa);

Mosteiro da Luz – anexo Museu de Arte Sacra de São Paulo (uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra [nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado]);

Pinacoteca do Estado (um dos museus de arte mais importantes do Brasil e o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905);

– Sala São PauloCentro Cultural Júlio Prestes (sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sendo considerada por especialistas, uma das melhores salas de concerto com a melhor acústica do mundo).

Curiosidades

Todas as personalidades ilustres que vinham a São Paulo eram obrigadas a desembarcar na Estação da Luz.

Dizem que muitos ingleses que ajudaram a construir a Estação da Luz trabalharam também na estação de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André.

A Estação da Luz quase foi destruída por um grande incêndio em 1946. O fogo durou sete horas e foi trabalhoso controlá-lo. Hoje, a Estação é fruto de uma reforma finalizada em 1951.

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