IPIRANGA
Ipiranga
O logotipo
O riacho vermelho (um dos significados do nome Ipiranga), o Museu, o Monumento à Independência e alguns elementos da primeira bandeira brasileira, caracterizam o logotipo.
♦♦♦
História
Os registros sobre a região do Ipiranga são de 1510, um dos bairros mais antigos e importantes de São Paulo.
Não existe um estudo conclusivo a respeito do termo ipiranga, levando em consideração diversos dialetos utilizados pelos habitantes das terras de Piratininga. No entanto, “rio vermelho”, “água barrenta” e “água vermelha” foram as interpretações dos primeiros habitantes brancos que certamente as receberam diretamente dos índios moradores do local.
Entre os principais fatos históricos ocorridos no bairro do Ipiranga destaca-se a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, por dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga.
O Museu e o Monumento do Ipiranga, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, têm suas histórias iniciadas nos primeiros anos que sucederam ao feito histórico de dom Pedro I e representam, como o Parque da Independência, o marco histórico nesse bairro tradicional da cidade de São Paulo, onde a emancipação política do país foi declarada.
Atualmente, o Museu do Ipiranga está em reformas e a previsão de abertura é para 2022.