FREGUESIA DO Ó

identidade-sp-bairro-freguesia-do-o-zona-norte

Freguesia do Ó

O logotipo

Representamos a Igreja Matriz e o Largo da Matriz, puro patrimônio histórico e cultural, onde muitas construções apresentam aparência antiga e algumas chegam a ser tombadas.

♦♦♦

História

O bairro da Freguesia do Ó foi fundado em 1580, quando o bandeirante paulista Manuel Preto, um dos maiores sertanistas do Brasil Colonial no século XVII, herdou dos pais um terreno a noroeste do centro da vila que daria origem a região da Freguesia do Ó.

Nossa Senhora do Ó era a santa de devoção de Manuel Preto. Em 1610, Preto começou a erguer uma capela em honra de Nossa Senhora do Ó, a Capela Nossa Senhora da Expectação (ou esperança). A obra foi finalizada em 1615. Em 1796, foi inaugurada uma nova igreja dedicada à virgem do Ó. Em 1896, a igreja foi destruída quando um enxame de abelhas instaladas na torre, fez com que o sacristão a incendiasse ao tentar espantá-las com fogo. A igreja atual – Igreja Matriz – representada no logotipo, foi inaugurada em 1901 e construída próxima da anterior.

Até metade do século XX, antes da expansão da urbanização da cidade, o plantio de cana-de-açúcar sempre foi a principal atividade rural da região, onde inúmeros alambiques asseguravam a produção de fina cachaça, conhecida como “Caninha do Ó”.

O bairro manteve preservadas muitas de suas construções tradicionais. O Largo da Matriz é puro patrimônio histórico e cultural, onde muitas construções apresentam aparência antiga e algumas chegam a ser tombadas, como também representamos no logotipo.

Freguesia vem do latim Filii Eclesiae, que significa “filhos da igreja”. Essa honraria foi a única que se manteve no nome oficial dentre os bairros paulistanos e a Freguesia de Nossa Senhora do Ó passou a ser chamada simplesmente de “Freguesia do Ó”.

O nome do bairro originou-se devido a festa em que se recitavam as antífonas (resposta em geral cantada em canto gregoriano), com o vocativo “ó”, no breviário romano (livro que reúne os ofícios que os sacerdotes católicos rezam diariamente), na proximidade do natal.

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

O MELHOR DO BAIRRO

Comments

comments