CASA VERDE

identidade-sp-bairro-casa-verde-zona-norte

Casa Verde

O logotipo

O logotipo representa literalmente o nome do bairro, porém, o verdadeiro motivo do “apelido”, a janela, está representada junto ao ano de fundação do bairro.

♦♦♦

História

O Sítio das Meninas da Casa Verde como era conhecida a propriedade de janelas verdes, foi habitado pelas sete irmãs solteiras de José Arouche de Toledo Rendon.

Rendon, que cuidava das irmãs, costumava passar os fins de semana com a família no sítio e foi uma das principais figuras do início do Império. No sítio da Casa Verde, plantou café, se tornando o primeiro exportador brasileiro. Foi também militar, tendo participado de várias batalhas e, ocupou o cargo de primeiro diretor da Faculdade de Direito de São Paulo, repassando integralmente o seu salário para as obras da Santa Casa.

O povo logo passou a usar o local como referência: “Ah, perto do Sítio das Meninas da Casa Verde” ou então, “passando a Casa Verde”. Em 1842, João Maxwell Rudge tornou-se proprietário da área e, seus herdeiros em 1913, a lotearam pretendendo chamar o bairro de Vila Tietê. O empreendimento foi bem sucedido porém o nome não resistiu a força popular do Sítio das Meninas da Casa Verde e o nome Casa Verde foi oficializado.

O bairro foi um importante pólo de disseminação da cultura do chá para a capital e o primeiro local de exportação de café.

Curiosidades

O nome das meninas eram: Joaquina, Caetana, Gertrudes, Pulquéria, Maria Rosa, Ana Teresa e Reuduzinda. Curiosamente permaneceram solteiras e mesmo idosas, ainda eram chamadas de “Meninas da Casa Verde”.

ANUNCIANTES

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

Comments

comments