CANINDÉ
Canindé
O logotipo
O logotipo foi baseado em sua toponímia, que em tupi, significa “Arara-Azul” e, pela espécie, já que infelizmente, a arara-azul corre sério risco de extinção.
♦♦♦
História
A palavra Canindé se originou do termo tupi “kanindé” com “k”, que significa arara de belas penas azuis escuras. Em outro estudo de topônimos brasileiros de origem tupi, a referencia é feita à arara de penas amarelas. O bairro foi fundado em 1856 e era formado por pequenas chácaras. No início de século XX era apenas um amontado de pequenas casas mas, o local cresceu e se tornou um bairro de operários recém nascidos no Parque Industrial de São Paulo.
No local, havia um pequeno campo de futebol que pertencia ao São Paulo Futebol Clube. O time começou a usá-lo em 1944 e, em 1956, a Associação Portuguesa de Desportos comprou do clube o terreno do Canindé. Para que pudessem ser realizados jogos no Canindé, atendendo as exigências da Federação Paulista de Futebol, foram construídos um alambrado, um campo oficial e uma arquibancada provisória de madeira, que acabou apelidando o estádio de Ilha da Madeira.
Curiosidades
Dizem que no final das obras do estádio, os construtores perceberam que esqueceram um gigantesco trator dentro do local. Para tirá-lo de lá, seria necessário demolir e reconstruir parte do estádio. A solução então, foi enterrá-lo no próprio gramado.