TATUAPÉ
Tatuapé
O logotipo
O logotipo representa um tatu, em sua carapaça, o padrão em formas circulares lembra a viticultura.
♦♦♦
História
Tatuapé significa “caminho dos tatus”. A história do bairro começa em 1560, ano em que Brás Cubas – fundador de Santos – subiu a Serra do Mar em busca de ouro.
Acompanhado por Luís Martins e todos os seus criados, eles chegaram ao planalto e se depararam com o ribeirão Tatu-apé, seguiram seu curso até a foz e encontraram o rio Grande (hoje, Tietê), e ali se instalaram.
O bairro foi fundado em 1919 e, no fim do século IXI, o italiano Benedito Marengo instalou uma grande chácara naquelas terras, tornando a região pioneira na prática da viticultura – que é a ciência que estuda a produção da uva.
Esta atividade foi a principal fonte de economia do bairro e atingiu seu ponto de elevação com a instalação das vinícolas de outras famílias de imigrantes italianos, cujos membros, hoje, emprestam seus nomes a algumas ruas do bairro.
Atualmente, o Tatuapé é um dos distritos mais valorizados da cidade de São Paulo, considerado um bairro com vida própria por possuir uma riquíssima variedade de comércio de alto nível.
O bairro é conhecido ainda pela intensa vida noturna e cultural, com teatros de alto padrão e a Casa do Tatuapé, uma das 13 construções espalhadas pela cidade que compõem o Museu da cidade de São Paulo. Contruída no fim do século 17, em taipa de pilão e tombada pelo Departamento do patrimonio histórico, passou por duas grandes obras de restauro e preservação, e em 1992, foi reaberta a população, abrigando atividades socio-culturais, além da exposição de mobiliário e objetos da época, que foram encontrados em São Paulo durante pesquisas arqueológicas.