TUCURUVI

identidade-sp-bairro-tucuruvi-zona-norte

Tucuruvi

O logotipo

O logotipo representa o significado da palavra Tucuruvi, que em tupi, é interpretado como “gafanhoto verde” ou “taquara verde” – uma espécie de bambu.

♦♦♦

História

O bairro de Tucuruvi passou a ser um distrito da região norte de São Paulo em 1934. Por entender ser injusta sua subordinação ao afastado e quase incógnito bairro Tremembé daquela época, João Gualberto de Almeida Pires, Manuel Gomes, Manoel Tomé Novaes e o capitão Ary Gomes empreenderam e levaram a cabo a transferência da sede do distrito.

Com ela, veio a mudança de sua denominação para subdistrito de Tucuruvi, através do Decreto 6 618, de 21 de agosto de 1934. Em prédio próprio situado na avenida Tucuruvi, 47-A, foi instalado o juizado de paz, registro civil e tabelionato.

O Sítio Pedregulho pertencia a Bento Ribeiro da Silva, que o vendeu a Mariano Antônio Pedro por 128 contos de réis. Esta propriedade passou para Ignácio Joaquim por 158 contos de réis. Ignácio a deixou como herança para seu filho Claudino Ignácio Joaquim. Em 1914, começou a nascer um bairro importante do Tucuruvi – a Vila Mazzei, quando Claudino Ignácio Joaquim vendeu o Sítio Lavrinhas, ex-Pedregulho, para o italiano Henrique Mazzei, que teve a ideia de fazer uma divisão em loteamentos dos 500 000 metros quadrados em lotes de dez por quarenta metros e, dez por cinquenta metros, ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região, vendendo-os em pequenas prestações.

O distrito manteve aspectos rurais durante muito tempo. O Tramway Cantareira ligava o Centro até a Serra da Cantareira, desenvolvendo o distrito em torno de suas estações. Este trem era um dos únicos meios de transporte dos moradores do distrito até a década de 1960.

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL!

FACEBOOK

INSTAGRAM

youtube-isp

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Nome

E-mail

O MELHOR DO BAIRRO

Comments

comments