HIGIENÓPOLIS
Higienópolis
O Logotipo
O logotipo representa a fachada espelhada do Pátio Shopping Higienópolis, que permite a visão para o antigo casarão do barão do café, Leôncio de Magalhães, tombado pelo patrimônio histórico. O local possui ainda três casarões do início do século IXI, preservados, restaurados e também tombados.
♦♦♦
História
Por ser um dos primeiros bairros a priorizar o saneamento e a higiene doméstica, já que contava com o abastecimento de água, encanamento e esgoto, o bairro foi batizado como Higienópolis, que significa “cidade da higiene”.
O bairro foi fundado em 1893 e mais uma vez, o café foi responsável pela mudança, inclusive urbanística, da cidade de São Paulo, já que a partir de 1890, começaram a surgir os casarões ao longo da Avenida Higienópolis. A maioria deles foi construída por barões do café, comerciantes e industriais. Em 1901, o fazendeiro de café Antônio Álvares Penteado, contratou um arquiteto sueco para construir um grande palacete em estilo art nouveau. A Vila Penteado, como ficou conhecida a propriedade, causou sensação na Velha São Paulo.
Os primeiros loteamentos foram feitos por Martinho Burchard e Victor Nothmann, que compraram duas glebas de terra do barão de Ramalho. A avenida principal do loteamento foi chamada de Boulevar Martinho Burchard mas, no decorrer dos anos passou a ser conhecida como Avenida Higienópolis. O empreendimento foi considerado na época, o maior loteamento em extensão territorial e em importância social e econômica da cidade.
Projetado por Rino Levi e com jardins de Burle Marx, foi inaugurado um grande edifício de apartamentos, em 1944, chamado Previdência e Capitalização, considerado até hoje, um marco arquitetônico da capital que pelo seu valor histórico, foi tombado.
O bairro abriga diversas áreas verdes e sempre foi endereço de expressivas famílias tradicionais da aristocracia paulistana, em sua maioria, de origem portuguesa, passando a abrigar, nos dias de hoje, habitantes de variadas origens, inclusive judeus de diversas nacionalidades.